segunda-feira, 23 de abril de 2018

Confira os vencedores do Crioulaço 2018 em Esteio – RS


Após três dias de disputa, encerrou ontem, 22, a final do Crioulaço 2018, no Parque Assis Brasil, em Esteio – RS. Foram 13 modalidades de Laço contempladas pela ABCCC.  No total, em três dias de competição foram quase 40 horas de intensa disputa, e o fechamento foi finalmente hora de conhecer os campeões do Laço Criador (A e B) e dos Crioulaços dupla (A, B e C). É importante destacar algumas atitudes de alguns laçadores em algumas disputas: Ariane Soares e Beto Soares, na laçada do pai e filha, eram os atuais campeões da modalidade em 2017, e repartiram com Eduarda Lima e Silmar Lima. Já no laço criador, o atual campeão, Guto Vieira, abriu mão do título deixando para Vinicius Porto, de 13 anos. 
Saiba quem foram os vencedores de cada modalidade:
CRIOULAÇO FORÇA A
1º lugar
Joelsio Andrade montando Quatro de Paus da Hulha Negra e Luan da Silva montando NZ Gatita

2º lugar
Giliarde Tamara montando Tarimba do Guassupi e Jonatan Costa montando Recoulta do Guassupi

3º lugar
João Adam montando Rosa da Figueira e André Machado montando Granada da Marca Casco
  
CRIOULAÇO FORÇA B
1º lugar
Pedro Henrique montando Tirana II do Mano e Tiago Schneider montando Melindrosa do Mano

2º lugar
Douglas Lindner montando Demanda Pousada e Matheus Avila Oliveira montando WL Ditador

3º lugar
Gustavo Freitas montando Lança de Prata do Jacaré e Alexandre Marchese montando Hulha 104 do Cerro Velho

4º lugar
Lucas Antonello montando Duna do Xiniquá e Ricardo dos Santos montando Ambiciosa da Dom Tato
5º lugar
Bruno Ribeiro montando RE Erva Mate e Kleber Turatti montando Rabino do Trinta e Oito

CRIOULAÇO FORÇA C
1º lugar
João Pedro Brunetto montando Amorosa da Moroca e Luiz Henrique Francisquete montando Caliterra Amstad

2º lugar
Cassiano Silva Martins montando SR Umbanda e Diego Ferreira Nunes montando JPR Karate

3º lugar
Marcelo Carneiro montando Graúno do Contaponto e Daniel Correa montando UME Kiko

4º lugar
Wagner Cunha montando Toque Opalina e Marco Antônio Baptista montando Boleadeira da Taça

5º lugar
Sérgio Leão montando Caruncho da Tradição e Edlein da Silva montando Da Cor do Pecado Temporona


LAÇO CRIADOR FORÇA A
1º lugar
Vinícius Porto montando Boneco da Maria Castelhana

2º lugar
Antônio Augusto Viera montando Jóia Rara da Estância do Caverá

3º lugar
Maurício Ribeiro montando Maria Bonita da República Crioula

4º lugar
Tiago Schneider montando Melindrosa do Mano

5º lugar
Dorvalino Gambato montando Arabela das Antas

LAÇO CRIADOR FORÇA B
1º lugar
Fabiano Matter montando Manilha da Fama

2º lugar
Oscar Francisco Silveira Collares montando Retinta da São Leonardo

3º lugar
Rodrigo Lenz montando Querência do Senhor Miguel

4º lugar
Mauro Luis Steffen montando Dançarina do Vô Willi

5º lugar
Favorino Collares montando Melosa da Don Leonardo
Fonte: http://www.cavalocrioulo.org.br/ 
Luan da Silva e Joelsio Andrade, 1º lugar dupla força A





quarta-feira, 18 de abril de 2018

Saiba as novidades do 46º Rodeio Nacional CTG Os Praianos


A cidade de São José- SC se prepara para receber o 46º Rodeio Nacional CTG Os Praianos, de 28 de abril a 6 de maio, com muitas atrações. O evento, que já se consolidou como a quarta maior festa de Santa Catarina e o segundo maior rodeio do sul do país, contará com nove dias de programação intensa e movimentará a cidade. Somente a área de camping reúne oito mil pessoas vindas de todo o país.

Uma das novidades deste ano é que o evento passa a integrar o Circuito Brahma Sertanejo 2018 e terá shows nacionais de Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Thiago Brava, além de grupos tradicionalistas, programação cultural, gastronomia, danças, exposições, competições artísticas e parque de diversões.

“Para nós da patronagem do CTG Os Praianos é muito importante essa parceria com uma conceituada marca como a Brahma, pois produzimos um evento de grande visibilidade e apelo popular. Fazemos essa festa pensando sempre nos apaixonados por rodeio e pela tradição gaúcha e com a chegada da Brahma, trazendo três shows nacionais, o evento torna-se ainda mais grandioso", comemora Osmar Herculano, patrão interino do CTG Os Praianos.

Tiros de laço, gineteada, leilão de cavalos crioulos, free style motocross com show de Jorge Negretti, Carreteiro dos Praianos e Baile dos Praianos também estão confirmados. Os ingressos para os nacionais já estão à venda e podem ser adquiridos online no site da Blueticket e nas lojas físicas da Multisom.

Competições

As competições campeiras têm início no dia 03 de maio com o Início Laço Sócio. Outras provas prometem animar o público nas arquibancadas da cancha de laço como Laço Pai e Filho, Laço Seleção de CTG, Laço Taça Cidade São José, Laço Patrão de CTG, os grandes duelos da Força A e B, além da tradicional Gineteada. A programação completa das provas, junto com os horários, está disponível no site do CTG Os Praianos http://www.ctgospraianos.com.br/

Circuito Brahma Sertanejo

Um dos estilos musicais mais tradicionais do Brasil, o sertanejo, estará ainda mais próximo dos brasileiros em 2018 com o Circuito Brahma Sertanejo. Além de Santa Catarina, o Circuito Brahma Sertanejo, romperá as fronteiras e realizará 150 eventos, em mais 4 estados: Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

“Podemos dizer que o Circuito Brahma Sertanejo é um show dentro do show. Estamos chegando pela primeira vez em Santa Catarina, levando para um evento tradicional ainda mais experiências, para compartilhar com o público os nossos 130 anos de paixão por cerveja e mais de 40 pelo sertanejo. Queremos cada vez mais romper as fronteiras e estar ao lado de todos os brasileiros, proporcionando momentos que os façam se sentir ainda mais especiais e compartilhando todo nosso conhecimento cervejeiro”, comenta Pedro Adamy, diretor de marketing de Brahma.

O Circuito Brahma Sertanejo terá início no dia 16 de março, no Rio de Janeiro e depois seguirá pelo Brasil até novembro. Brahma hoje tem presença em mais de 700 eventos no universo country em todo o Brasil, seja com camarotes, atrações, ativações de marca ou brindes como, por exemplo, na Festa do Peão de Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival, Festa do Peão de Americana e Festival VillaMix.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Tayanzinho Marques – o braço de ouro do RS

      Entrevistar criança já não é fácil pessoalmente, por telefone mais complicado ainda. Fui insegura para essa entrevista, por se tratar de um menino de 11 anos, que está “decolando” no laço comprido muito rápido. Meu primeiro contato foi com sua mãe, Kelly Rachor da costa, pra poder entender como eu poderia conduzir a entrevista com o menino. Ela me passou seu whatsapp e foi aí que o “piá” me surpreendeu em cada resposta.

Nenhum pouco tímido, Tayan da Costa Marques, me respondeu tudo por áudio. Com uma voz doce de uma criança de 11 anos, ele conta que começou na vaca parada com 4 anos. Em seguida partiu pra vaca mecânica e para o gado, sempre com o incentivo dos pais e avós. Mas aprendeu mesmo a andar a cavalo com a pitiça colorada. Recentemente, na Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, em Esmeralda – RS, o menino foi campeão do Braço de Ouro, competindo de igual para igual, ao lado de gente grande.

E essa foi a vitória mais marcante de sua carreira, pois segundo ele, não imaginava que conseguiria chegar até a final. “Lá eu ia laçando e a torcida ia comemorando na arquibancada, e também depois quando eu fui campeão me atiraram no barro”, lembra Tayan.

O menino que está no quinto ano do ensino fundamental, cumpre sua rotina escolar normalmente, como qualquer outra criança. Vai para a escola todos os dias, mas quando não está estudando, aproveita para treinar com o pai. “Durante a semana eu ajudo meu pai a tirar os cavalos, e ele puxa a vaca mecânica pra mim ou ele coloca uns terneiros de treino pra mim treinar”.

Tayan diz admirar como narradores Juliano Viegas e Tiago Baggiotto. Como laçadores ele menciona Alan Soares e Thaian de Ávila. Além disso, diz que conversa frequentemente com Thaian. “A gente conversa bastante e eu só espero que um dia eu chegue no nível de laço dele e ganhar tudo que ele já ganhou”.

Na disputa do Braço de Ouro, os laçadores Matias Harttman e Fernando Mendes, deixaram de disputar o título para realizar o sonho do Tayan. Ele e toda a família são muito gratos aos rapazes pela atitude. “Tanto para mim quanto para meu marido, quando ele ficou entre os três, nós começamos na arquibancada a nos abraçar e chorar porque  nós imaginávamos que ele ia dar  o máximo dele para chegar até a final. Mas a atitude do Fernando e Matias foi linda”, comenta Kelly, mãe do Tayan.

Kelly também conta que a emoção foi geral pela vitória e pela atitude da dupla. “Acredito muito em um melhor por existir pessoas assim como eles, cada vez mais agradeço a minha família e a família do meu marido por terem escolhido este esporte. Essa vitória do Tayan é dedicada ao meu pai Egídio Andrade, e ao meu sogro Manuel Marques, já falecido, pois foi assim que eu e o maninho nos conhecemos e tivemos esse menino braço de ouro.”

Já o Tayan encerrou a entrevista me encantando mais ainda. “Boa noite, muito obrigado pelas palavras, se precisar é só chamar. Não foi incomodo, gostei de responder as perguntas que tu me fez”.

Texto: Caroline Silva