Thaian de Ávila: arte e domínio de laçar

Ele tem 25 anos de idade e uma história intensa e bonita no laço comprido. Já perdeu as contas de quantos prêmios de grande valor conquistou praticando esse esporte e é considerado como um dos melhores laçadores do Brasil. Estamos falando do fenômeno Thaian de Ávila. Em uma entrevista curiosa e emocionante para o Entre os Tentos, o jovem laçador abriu seu coração por sua paixão pelo laço e mostrou seu orgulho pelo seu pai, Jair de Ávila.

Confira:

Blog: Com quantos anos começou a laçar e quem te motivou? Teve alguém que te deu incentivo ou pegou gosto pela coisa por ti mesmo?

Thaian: Quem sempre me incentivou foi meu pai. Bem certo quando comecei eu não sei, mas com dois anos de idade ganhei meu primeiro troféu na vaca parada.

Blog: Tua profissão é os rodeios. Pode nos contar como é tua rotina?

Thaian: A minha rotina é viajando muito. Praticamente quase todo final de semana em rodeio. Chego domingo de noite em casa, ás vezes, na segunda, e sempre na quinta estou viajando de novo. Eu tenho um sítio então meu trabalho é cuidar dos meus animais, do daqui de casa e viajar para os rodeios.

Blog: Quais são os pontos positivos e negativos dessa profissão?

Thaian: Os positivos é que a gente viaja muito e conhece bastante lugares novos. Os negativos é que, ás vezes, cansa um pouco e bate uma saudade de estar em casa, mas assim que chego em casa já estou com vontade de ir de novo.

Blog: O laço comprido já te deu prêmios muito importantes e te colocou lá no topo como um grande laçador. O que o laço representa na tua vida hoje? Nunca pensou em abandonar por algum motivo?

Thaian: Laço pra mim é minha vida. Da pra ser dizer que sou um viciado em laçar (risos), não me imagino fazendo outra coisa que não seja laçar.

Blog: Sei o que aconteceu com teu pai. Gostaria de falar sobre ele? Do orgulho que tu tem por ele. Do que ele te ensinou.

Thaian: Meu pai foi meu maior exemplo. Para mim e para muita gente. Ele ensinou muitos a laçar. Foi um grande laçador e uma grande pessoa. Meu pai foi meu melhor amigo!

Blog: Falando sobre a final do Camaro. Eu e toda aquela multidão ficou arrepiada com aquela final, principalmente quando ficaram 10 duplas e depois 3. O que passou pela tua cabeça naquela hora que foi chegando cada vez mais perto de colocar a mão na chave do carro? Eram duplas muito fortes. Mesmo sabendo que tu e Alan são grandes laçadores, chegou a pensar que não venceriam?

Thaian: Não é fácil, pois ali estavam as melhores duplas do Brasil e uma das melhores premiações do país. Pensar que nós não íamos vencer não me passou pela minha cabeça. Naquele momento só pensava na vitória. Segui confiante, acreditando que ia dar certo.

Blog: Aquela final gerou e ainda gera muita polêmica. Alguns falam que não repartiram, que vocês não quiserem repartir e continuaram laçando, outros dizem que repartiram sim. O que realmente aconteceu?

Thaian: Nós dividimos. E em duas duplas dividimos todo o resto e disputamos o título. Dividimos antes e o restante em duas.

Blog: Qual o segredo para essa dupla com o Alan dar tão certo e resultar em muitas vitórias?

Thaian: Acho que é porque entre nós dois não tem cobrança. Sempre um ajudando o outro e quando acontece de algum errar o outro não cobra e da força, porque sempre tem mais. Rodeios tem todo final de semana. Ás vezes quando erramos alguém pergunta quem errou e nós sempre dizemos “Nós perdemos”, porque na verdade quando um erra é os dois que perdem.

Blog: Vocês laçam juntos há 11 anos. Como começou essa parceria?

Thaian: Foi nós dois mesmo. Nós já se conhecia e certa vez em Porto Alegre a gente tava laçando vaca parada no acampamento e meu pai olhou pro Alan e disse “Ei Alan, tá na hora de vocês dois laçarem juntos”. Laçava eu e meu pai e ele e o pai dele, então combinamos de no próximo final de semana laçar juntos e dividimos um carro no rodeio de Osório.

 Texto: Caroline Silva

Thaian de Ávila: arte e domínio de laçar Thaian de Ávila: arte e domínio de laçar Reviewed by Entre os Tentos on 08:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo