Amanda Vaz: a fenômena do laço comprido

Nascida em Pilar do Sul - interior de São Paulo e com apenas 19 anos de idade, Amanda Vaz segue fazendo bonito no laço comprido e deixa marcas por onde pisa. Já são cerca de 500 a 600 prêmios em sua trajetória, incluindo quatro carros, 15 motos e além de ser campeã no braço de ouro no estado de Goiás, Expointer nos QM, Potro do Futuro e os títulos que conquista ao lado de seu pai, que também é um grande e consagrado laçador, Vanderlei Vaz. O Entre os Tentos foi atrás de Amanda que mostrou que antes de ser uma baita laçadora é humilde, o que é essencial para uma campeã como ela. Confira:

Blog:Com quantos anos começou a laçar?


Amanda: Comecei a laçar desde muito pequena na vaca parada, com quatro ou cinco anos. Aos seis anos fui á um rodeio no Paraná com meu pai e ganhei um prêmio que para as crianças era considerado importante. A partir dali montei a cavalo e a cada dia que passa minha paixão pelo laço comprido só aumenta.


Blog: Como surgiu o gosto por laçar e quantos anos tinha?

Amanda: Acredito que o gosto por laçar já nasceu comigo, e desde que eu descobri esse esporte, ou seja, desde que consegui levantar o laço, nunca pensei em troca-lo por nada!

Blog: Teve alguém que tenha te apoiado ou te inspirado? Se sim, quem?

Amanda: Sim, meu pai, Vanderlei Vaz, um multi-campeão dos rodeios, que já se consagrou com os maiores títulos que o laço poderia oferecer, e não teve onde ele pisou e não deixou o seu nome marcado! Tenho muito orgulho de tudo que ele representa não só como laçador mas como pessoa, com um exímio caráter e uma humildade sem tamanho, sempre me mostrando o valor da determinação, da garra, da persistência e do foco, em tudo que vamos fazer na vida! Meu sonho é poder um dia representar para alguém o que ele representa para mim e para muitos que são fãs dele e que se inspiram nele para escrever a sua história! Além disso, não posso deixar de salientar a importância da minha mãe nessa caminhada, que sempre está ao nosso lado e que com muito carinho é a base essencial da nossa família, se não fosse por ela nada seria possível! Destaco também minha irmã mais nova que está seguindo os nossos passos e sempre está conosco em todas as viagens! Sem dúvida a família é o bem maior, que nos faz lutar pelos nossos ideais.


Blog: Entre tantas vitórias, qual foi a que mais te marcou e porquê?



Amanda: Várias marcam, principalmente aquelas onde estão reunidos os melhores laçadores. As que eu tenho um carinho especial são as conquistas do Internacional de Vacaria ( Bi campeã de prenda - 2012 e 2014), e principalmente o título de campeões de pai e filha, em 2014! O ano de 2014 me marcou muito pq sai da Vacaria com dois títulos de campeã! Além desses, no duelo individual em Ipê, na pista do Brina, onde eu era a única mulher escrita, e tive uma sequência de 80 armadas no meio de gigantes do laço! Nessa mesma oportunidade consegui laçar o boi Karkará e o boi Urutú, da tropa do Firmino, armadas que também não me saem da memória! E agora a conquista da caminhonete foi muito marcante, a disputa contra as melhores duplas do Brasil, destacando que encontrei lá um pessoal que admira muito a mulher a cavalo e por outro lado homens que não concordam com a ideia de que uma mulher pode sim fazer o que um homem faz e chegar onde quiser! Era um sonho meu essa conquista, e assim como cheguei lá, qualquer pessoa, independentemente de gênero, pode chegar!

Blog: Como é sua rotina fora dos rodeios?



Amanda: Além de laçar eu sou estudante de direito e faço estágio no Tribunal de Justiça! Minha rotina é bastante corrida! Dois dias por semana faço Pilates para cuidar do corpo evitando as dores por conta do laço!


Blog: Além dos rodeios, tem planos para teu futuro? Quais?



Amanda: Tenho planos sim, além de sonhar com muitas conquistas no laço e ter vontade de mais p frente transmitir tudo que sei para outras meninas e outras gerações, quero ser juíza de direito!


Blog: Ao total foram quantos prêmios que já conquistou? Tem uma base disso?


Amanda: Não sei dizer exatamente, mas gira em torno de 500, 600 títulos! Como já destaquei acima os mais importantes, além daqueles os 4 carros que ganhei, cerca de 15 motos, esses prêmios maiores sempre marcam, os individuais que dão 30,40,50 armadas na disputa, os 2 títulos de braço de ouro do estado de Goiás, Expointer nos QM, Potro do Futuro em Campo Grande, e os títulos que conquisto ao lado do meu pai também são muito importantes!



Blog: O que seu namorado representa pra ti por além de ser teu namorado também ser teu parceiro de vitórias em rodeios?




Amanda: Ele representa muito, pois antes de ser meu parceiro de laço somos parceiros na vida, e isso é muito importante! Na hora de competir, a união que temos e a nossa determinação em ver um a felicidade do outro eu acho que conta muito! Ter uma pessoa que olha para o mesmo horizonte que você, que decide lutar ao seu lado pelos mesmos sonhos é de uma contribuição imensa para as nossas conquistas!



Blog: Teria uma dica ou um recado para quem sonha em chegar a esse patamar?




Amanda: Basta ter foco, determinação, que a gente chega onde quer! Não existe o impossível, quando temos vontade e acreditamos que vale a pena, não podemos deixar que nada impeça a realização dos nossos sonhos!
Em especial para as meninas e mulheres, que nunca tenham medo, por serem mulheres! Temos a mesma capacidade e podemos sim disputar de igual para igual!
Acredito muito em Deus e quando tenho vontade de buscar algo sempre entrego nas mãos dele para que ele conduza, se for p ser meu vai dar certo!
Amanda Vaz e seu namorado






Amanda Vaz além de ser uma pessoa muito inteligente e que corre atrás de seus sonhos, sabe muito bem lidar com a "fama" e entende que a humildade vem acima de tudo em uma pessoa. Parabéns, Amanda por ser quem tu é. Foi uma honra entrevistá-la!
Amanda Vaz: a fenômena do laço comprido Amanda Vaz: a fenômena do laço comprido Reviewed by Entre os Tentos on 11:17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo