Conheça a história do Laço Comprido
Foi no município de Esmeralda na década de 1950, que foi realizado o primeiro torneio de laço, em forma de competição e que deu origem aos atuais rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras. Com a saída dos agropecuaristas gaúchos para o restante do Brasil, em buscas de novas terras para plantar e criar gado, o esporte foi disseminado e hoje é conhecido nacionalmente como Laço Comprido.
No Mato Grosso do Sul, a tradição pontua que tudo começou na década de 70. Nessa época, nasceu o Clube do Laço "Bela Vista”, em Bela Vista, onde ocorreu o primeiro torneio nacional de laço comprido na cidade. Posteriormente, depois da divisão do estado, em 1977, nasceu Mato Grosso do Sul. Onde surgiram Clubes do Laço em Ponta Porã, Caracol, Maracaju e Laguna Carapã. Nos anos 70/80, praticamente só se laçava nas Exposições, de Bela Vista e de Ponta Porã. O laço era praticado sem leis e sem regras específicas. Ninguém sabia bem como fazer. Em cada Clube existia uma regra. Somente depois da criação do Clube do Laço de Guia Lopes que foi estabelecido o estatuto considerando o Laço Comprido como esporte. Os associados dos Clubes do Laço acreditam que o Laço Comprido criou um sentimento de fraternidade, de igualdade e, de respeito pela família do homem campeiro.
Ao todo foram criados 43 Clubes de Laço em 77 municípios do Estado. A ideia principal foi organizar os Encontros de C.L., mas, também, de criar um esporte da família do homem do campo e, de criar um órgão de representação da classe dos agropecuaristas.
Conheça a história do Laço Comprido
Reviewed by Entre os Tentos
on
09:14
Rating:
Nenhum comentário: