Joao Pedro Brunetto – o Rei do Mocho

Ele é de Lajeado – RS, mais conhecido como JP, Joao Pedro Brunetto é daqueles que nasceram com o espírito de bom laçador. É, isso porque laçar boi mocho não é pra qualquer um, ainda mais quando os terneiros são pequenos e ligeiros. E JP que o diga. No último final de semana, no 2° Rodeio Crioulo do PTG Manotaço, em Vera Cruz – RS, ele foi um dos três campeões da laçada mais importante do rodeio: o rei do mocho. “Eu fui somente para essa prova, onde treinei bastante em gado mocho. Mas as laçada em mocho sempre é um detalhe onde sai o campeão, gado apresentava bastante dificuldade pelo tamanho que os terneiros tinham. Mas isso não tirou o brilho da prova. Fiquei muito feliz com o título e vou guardar ele com carinho. Esse título veio com bastante treino e um pouco de sorte, onde Deus me iluminou”, comenta.

A história de Brunetto no laço começou ainda criança, com oito anos, por incentivo do seu pai. “Meu pai foi meu maior incentivador, ele que é um grande tradicionalista e foi nele que me espelhei e comecei a laçar”. E olha que o pai dele estava certo, né? Hoje com 23 anos, ele acumula vários títulos, inclusive campeão da Vacaria, onde levou uma camionete fiat strada pra casa.
Quando questionado sobre o cavalo mais especial que já teve, ele responde com confiança: “nesse caso tenho um carinho por todos meus animais, e não tenho preferência por nenhum, no que eu for sei que to bem a cavalo”. 
JP diz admirar como narradores Papapa, Tiago Baggiotto, Duda Bartz, Neco e Fernando Flores. Já como laçador, apesar de saber que hoje o nível de laço esta muito alto, diz admirar vários, mas não deixa de citar Alan Soares e Thaian de Ávila, que estão no topo. Como laçadora, ele menciona Ariane Soares.

Durante a semana, a rotina é pesada. Joao Pedro é gerente operacional da empresa Brunetto Transportes, mas nada que impeça de treinar no gado ou na vaca mecânica, em sua pista de laço. Os planos para o futuro é continuar na empresa crescendo junto com o irmão. “Laçar levo como um esporte e lazer, mas quero  continuar treinando e conseguir conquistar outros títulos, pois isso é uma honra pra mim”.

 Temos que acreditar nos nossos sonhos, fé em Deus, determinação e treinar bastante, sempre mantendo a humildade para poder evoluir e aprender com os outros. (Joao Pedro Brunetto)

Texto: Caroline Silva

Foto: Arquivo pessoal 

Joao Pedro Brunetto – o Rei do Mocho Joao Pedro Brunetto – o Rei do Mocho Reviewed by Entre os Tentos on 06:18 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo