Leandro Reis: o rodeio se profissionalizou e encareceu


          Era junho de 1971, em São Francisco de Paula – RS, que nascia um dos ícones do laço comprido: Leandro Reis. Hoje com 47 anos, conta que tudo começou aos 12 anos arrastando o laço no campo com o apoio do pai. A primeira vitória em um rodeio grande veio aos 16 anos. “Uma das boas lembranças foi o primeiro rodeio grande que eu ganhei a dupla e o individual com 16 anos no Campo dos Bugres em Caxias do Sul, já com 21 anos ganhei a Vacaria que é um sonho de todos e comecei uma parceria com o grande Daniel Fonseca”, comenta.

            Mas se ganhar já é bom, imagine ganhar duas camionetes ao lado da própria filha. Leandro é pai de Bruna Teixeira, 20 anos, uma das melhores laçadoras do Brasil. “Outra conquista bem marcante pra mim foi ganhar o título de duplas na San Rafael, no Paraná, ao lado do melhor laçador dos últimos anos, Thaian de Ávila, e duas camionetes ao lado da minha filha, uma em dupla no internacional de Osório e a outra em um quarteto no Morro da Fumaça”.

            Segundo ele, comparando os rodeios de anos atrás para os de hoje, dá para dizer que se profissionalizou e encareceu. “Não existia mudança de raia, os rodeios tinham individual e saía os campeões, hoje em dia dificilmente sai o campeão”. Leandro também comenta sobre os pontos positivos e negativos dos rodeios atualmente. “Acho muito errado mexer na raia, deviam optar por outras maneiras, gado xucro, terneiros ou mochos. De bom vejo a armada cerrada, pois é bem melhor perder pra uma vaca baldosa do que pra algum juiz ruim ou mal intencionado”.

            Orgulho mesmo ele sente da filha, por já ter conquistado títulos importantes. “Sinto muito orgulho em ter sido campeã nos três maiores rodeios do sul do Brasil, pois ela com 20 anos já conseguiu esse feito, acho que é um orgulho pra qualquer pai”. Ele também diz que por causa da crise deu uma diminuída nos rodeios, mas sempre que dá comparece aos eventos.

            Leandro guarda com carinho os títulos que conquistou no Rodeio Internacional da Vacaria, nos anos 90. “Não tem como fugir que a Vacaria é o mais importante. Foram dois títulos que dois carregam, as duplas e o individual no internacional da Vacaria, as duplas em 1992 e o individual em 1998”.

Dedicação com certeza, pra mim é difícil falar, pois acho que treino é importante, mas nunca treinei, acho que vem de berço e tem que ter o dom. (Leandro Reis)

Texto: Caroline Silva
Foto: Arquivo Pessoal


Leandro Reis: o rodeio se profissionalizou e encareceu Leandro Reis: o rodeio se profissionalizou e encareceu Reviewed by Entre os Tentos on 09:35 Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo