Marcos Natis – eleito melhor laçador do Mato Grosso do Sul



Aos 33 anos, Marcos Natis carrega uma bagagem cheia de vitórias no laço comprido. A pedido de terceiros por essa entrevista, fomos conversar e saber um pouco mais da história de Marcos, e aliás, nos surpreendemos pela sua trajetória no esporte classe A do Brasil. 

Tudo começou aos 7 anos de idade, com incentivo de seu pai, que foi um dos fundadores do clube do laço Florêncio José Pereira, na cidade de Antônio João. Ali, nesse clube, ele começava os seus primeiros passos no mundo do laço. “Nesse mesmo clube de laço eu ganhei o meu primeiro troféu, de categoria mirim no ano de 1990. Aí pra frente começava um sonho de fazer o que eu mais gostava: laçar”, comenta. 

Não há como não citar seu primeiro cavalo - um tordilho de campo da fazendo que ele trabalhava, chamado de Lambari. “Foi com ele que eu aprendi a laçar e fiz meus primeiros pontos, não era tão manso no brete, mas eu confiava nele e pra mim ele era um show”, destaca. 

Marcos menciona a família como as pessoas que mais o incentivaram e apoiaram para seguir na carreira de laçador. “Eles sempre estavam ali, e meu pai me cobrava muito. Pra ele eu sempre tinha que melhorar e isso sempre me deu muita força”, destaca. Ele conta que trabalhavam na fazenda e não tinha como treinar, então ele e seu irmão iam a um final de semana por mês a cavalo na cidade para poder treinar, em uma distância de 45 km. “O treino era no clube do laço Florêncio José Pereira, e nós jogava 12 armadas e voltava pra casa a cavalo à noite porque deveríamos que trabalhar no outro dia”, explica. 

Em 2008, nascia sua filha Leticia, e Marcos prometeu que como agradecimento iria ganhar um troféu de campeão individual, pois seria dedicado a ela. Então, disputou com 60 homens na Copa do Laço, em busca do título de melhor laçador do estado de Mato Grosso do Sul. “Uma final que jamais vou esquecer, com 18 voltas consegui cumpri a promessa que fiz a minha filha. Fui campeão do individual e ela com 4 meses. Com essa conquista eu consegui a vaga pra disputar  o título de melhor laçador do estado do MS, o qual no outro dia eu novamente fui campeão do título".

Um rodeio que ainda não foi, mas que pretende ir em breve é o da Fazenda São Rafael – PR. Os laçadores que admira são Alan Soares e Thaian de Ávila, que segundo ele, são pessoas mágicas com o laço e por serem muito humildes. Já como narrador, ele cita Ítalo Rodrigues do Mato Grosso e Papapa do Rio Grande do Sul, por terem domínio com as palavras e pelo profissionalismo. 

Marcos mora em uma chácara com a família e sua rotina se baseia em preparar os laços e traias para o fim de semana que vão para os rodeios. Também tem uma loja com tudo para Mandaria, Selas, mantas, freios, esporas e pelegos, que nos rodeios, além de laçar, monta a loja, ficando aos cuidados de sua esposa e filha. 

Um menino que nunca desistiu de um sonho que viveu vendo grandes laçadores e sonhando que um dia ele podia estar ali dentro, mesmo com toda dificuldade que ele passou, nunca desistiu, sem um cavalo, sem lugar pra treinar, sem um bom laço, ele estava ali sonhando. Acreditando que um dia ele ia chegar lá com Deus no coração e nossa senhora aparecida o protegendo. Ele aprendeu que tudo que vem com muito esforço, com muito suor é mais gostoso, tudo no tempo de Deus, se ele quiser vai ser seu, senão não vai ser, tem que fazer por merecer. Nada cai do céu, então como eu sempre digo
Lute
Acredita
Sonhe
Nunca desista
Porque nada na vida é fácil
Mas nada na vida é impossível. (Marcos Natis)
 AGRADECIMENTOS DE MARCOS:
Rancho Natis
CLC Parque do peão
Aras Barcelona
Mateus Goulart- o show não pode parar
Teixeira Escobar Guto Zacaria Roberto Barbosa
Vinícios ildeubrande Luiz Mario Kiko correia 



Marcos Natis – eleito melhor laçador do Mato Grosso do Sul Marcos Natis – eleito melhor laçador do Mato Grosso do Sul Reviewed by Entre os Tentos on 11:18 Rating: 5

4 comentários:

  1. Ótima matéria, porém o estado é Mato Grosso do Sul !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcos Natis... um dos melhores do Brasil! Correto Rodrigo Oliveira... ele é de Mato Grosso do Sul, é sempre um prazer receber os laçadores do MS aqui no Mato Grosso... pegou no ouro aqui no MT!! Abraço e parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  3. Muito bom fazerem materia sobre o assunto na net. Mas ele é do MS!!!!! A noticia perde credibilidade quando peca na informação.... MARCOS NATIS TOP DEMAIS!! PARABENS.

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpa pelo erro, afinal foi essa a informação que recebi. Irei consertar. Acredito não ter perdido a credibilidade, até porque contei a história de vida do Marcos. Pequei no nome da cidade, apenas isso e que será corrigido. Grata aos leitores ociosos!

    ResponderExcluir

Romário Bispo